1.Corpo Docente

2.Ementas

3.Objetivos Gerais

4.Procedimentos Didáticos

5.Avaliação Rend. Escolar

6.Horário Aulas

7.Temática

8. Programa de Aulas Práticas

9. Programa de Aulas Teóricas

10. Bibliografia básica

Graduação em
Ortodontia.

A Disciplina de Ortodontia oferecida no curso de Odontologia da UFRJ tem aulas teóricas e práticas visando capacitar o graduando a compreender o desenvolvimento normal da face e da oclusão dentária, diagnosticar as diferentes maloclusões, identificar o alance de atuação do clínico generalista, orientar o paciente quanto ao tratamento ortodôntico adequado e planejar e confeccionar em laboratório aparelhos auxiliares.

Graduação Ortodontia

1. Corpo Docente da Disciplina

  • Profa. Matilde da Cunha Gonçalves Nojima - Professora Adjunta (Responsável pela Disciplina de Ortodontia - Curso de Graduação em Odontologia da UFRJ)
  • Profa. Ana Maria Bolognese - Professora Titular
  • Prof. Antônio Carlos de Oliveira Ruellas - Professor Associado
  • Prof. Eduardo Franzotti Sant’Anna - Professor Associado
  • Prof. José Fernando StanglerBrazzalle - Professor Assistente
  • Prof. José Vinicius B. Maciel - Professor Adjunto (Coordenador do Curso de Doutorado em Ortodontia do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFRJ)
  • Prof. Lincoln Issamu Nojima - Professor Associado
  • Profa. Margareth Maria Gomes de Souza - Professora Titular (Responsável pela Disciplina de Ortodontia - Curso de Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina UFRJ)
  • Profa. Mônica Tirre de Souza Araújo - Professora Associada (Coordenadora do Curso de Mestrado Acadêmico em Ortodontia do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFRJ)
  • Profa. Amanda Carneiro da Cunha - Professora Substituta
OBS: Os alunos do 2o Ano do Curso de Mestrado e do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (Área de Concentração em Ortodontia) farão parte do Corpo Docente da Disciplina de Ortodontia, conforme o Projeto de Integração Graduação x Pós-Graduação.

2. Ementas

Crescimento e desenvolvimento normal da face. Evolução normal das dentições. Maloclusões dentárias: classificação, etiologia e diagnóstico. Análise da dentição mista. Noções de Cefalometria. Biologia do movimento dentário. Manutenção de espaço. Tratamento ortodôntico interceptativo abrangendo a realização de pequenos movimentos dentários para recuperação de espaço, correção de mordidas cruzadas e mordidas abertas de origem dentária. Noções de aparelhagem ortodôntica fixa.

3. Objetivos Gerais

Ao final do curso, o estudante deverá estar capacitado a:

  1. Conhecer os processos de crescimento e desenvolvimento normais da face e de evolução normal da oclusão dentária.
  2. Diagnosticar e classificar as maloclusões dentárias a partir do reconhecimento dos fatores etiológicos.
  3. Planejar e confeccionar em laboratório aparelhos ortodônticos com a finalidade de manutenção de espaço, execução de pequenos movimentos dentários e correção de mordidas cruzadas.
  4. Identificar as áreas de alcance das Clínicas Odontológica Geral, Odontopediátrica e Ortodôntica no que diz respeito às atividades de caráter ortodôntico em cada uma delas, reconhecendo os níveis de atuação preventivo, interceptativo e corretivo.
  5. Orientar o paciente para o tratamento ortodôntico adequado indicando a época correta da intervenção clínica.

4. Procedimentos Didáticos

Aulas expositivas e demonstrativas com recursos audiovisuais. Execução em laboratório de aparelhos para prevenir e interceptar maloclusões dentárias, com supervisão de Professores da Disciplina de Ortodontia e Mestrandos do 2º ano do Programa de Pós-Graduação em Odontologia – Ortodontia (compondo o treinamento teórico - prático, em regime de Tutoria, e vinculados à Disciplina de Estágio em Docência).

5. Avaliação do Rendimento Escolar

5.1 Avaliação do Conteúdo Teórico

Duas provas escritas parciais, com peso 1 (um) e/ou um assunto apresentado em forma de relatório e/ou seminário. O aluno que obtiver nota 7 (sete) em cada uma das provas parciais estará liberado da terceira prova escrita, de peso 1 (um), com abrangência do conteúdo programático total ministrado. A nota final do conteúdo teórico será resultante da aplicação da média aritmética sobre as provas realizadas.

5.2 Avaliação dos Trabalhos Práticos

O ensino prático será desenvolvido por meio de aulas expositivas e demonstrações práticas dos trabalhos discriminados no Programa da Disciplina de Ortodontia a serem executados pelos alunos.

Os trabalhos práticosserão avaliados por meio da atribuição de notas, de zero até 10 (dez). As respectivas notas serão divulgadas ao longo do período letivo, após a finalização dos respectivos trabalhos práticos. Será calculada média aritmética, com peso 1 (um), resultante dos trabalhos práticos executados.Ao final do semestre, será realizada a prova prática, de peso 1 (um), com base no conteúdo das tarefas executadas em laboratório. Será concedida, à prova, uma nota numérica, com grau de 0 a 10 (dez). A nota final do conteúdo prático será obtida mediante a aplicação da média aritmética sobre a prova prática e a média de trabalhos práticos realizados.

5.3. Avaliação Total

O aluno obterá os créditos da Disciplina de Ortodontia, quando:

5.3.1) Apresentar a freqüência mínima de 75%
5.3.2) Obtiver o grau final que resultará da média aritmética estabelecida entre o resultado da Avaliação do Conteúdo Teórico (item 5.1) e do grau obtido na Avaliação do Conteúdo Prático (item 5.2);

6. Horário de Aulas

As aulas teóricas serão realizadas às segundas-feiras e quartas-feiras, das 08:00 às 09:00 horas no anfiteatro no02 da Faculdade de Odontologia. As aulas práticas serão realizadas às segundas-feiras e quartas-feiras, no período de 09:00 às 12:00 horas, no laboratório multidisciplinar da Faculdade de Odontologia.

Os alunos deverão assinar a ficha de presença nas aulas teóricas e práticas, sendo que esta ficha ficará à disposição, para as aulas teóricas, das 07:40 às 08:00 horas, quando não será mais permitida a assinatura. Nas aulas práticas, a 1a chamada será feita no início da aula no laboratório, quando todos os alunos já deverão estar uniformizados e com o material referente ao trabalho do dia. No final da aula prática será feita a 2a chamada, quando os alunos confirmarão sua presença.

IMPORTANTE: A presença será computada somente se o aluno estiver uniformizado e com o material solicitado para os trabalhos práticos.
O limite máximo permitido de faltas é de 25% e não haverá exceções.

7. Temática

Unidade I: Crescimento e Desenvolvimento normais da Face e Evolução das Dentições

Aulas: Métodos de estudo do crescimento ósseo; Crescimento da maxila e da mandíbula; Oclusão normal na dentição decídua; Oclusão normal na dentição mista; Oclusão normal na dentição permanente.


Unidade II: Classificação e Etiologia das Maloclusões

Aulas: Classificação das Maloclusões: Classificação de Angle e Nomenclatura das Maloclusões; Etiologia das Maloclusões (Fatores Gerais): Hereditariedade, alterações congênitas, fatores ambientais, metabolismo, deficiências nutricionais; Etiologia das Maloclusões ( Fatores Locais I): Anomalias de número, forma, tamanho e posição dentária, perda precoce de dentes decíduos, cáries, restaurações mal executadas, fratura de incisivos; Etiologia das Maloclusões ( Fatores Locais II): Permanência prolongada de dentes decíduos; erupção ectópica, cistos, tumores, anquilose; Etiologia das Maloclusões (Fatores Locais III): Diastema interincisal; Etiologia das Maloclusões (Fatores Locais IV): Hábitos viciosos.


Unidade III: Diagnóstico em Ortodontia associado às Condutas de Tratamento Preventivo e Interceptativo

Aulas: Elementos Essenciais para o Diagnóstico Ortodôntico; Noções sobre Cefalometria; Análise da Dentição Mista; Manutenção de Espaço; Biologia do Movimento Dentário; Mordidas Cruzadas Anteriores e Posteriores; Pequenos Movimentos Dentários; Sobremordida Exagerada; Mordida Aberta.
Unidade IV: Noções de Diagnóstico no Tratamento Ortodôntico Corretivo
Aulas: Noções sobre Aparelhagem Ortodôntica: Componentes da Aparelhagem Edgewise; Noções sobre o Tratamento de Maloclusões Classe I, II e III de Angle; Avaliação do Crescimento Facial e sua Aplicação Clínica.

8. Programa de Aulas Práticas (lista de materiais das práticas ao final da tabela)

LOCAL: LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR - HORÁRIO: 09:00 às 12:00 horas.

ANO 2017 

DIA

MÊS

SEM

ASSUNTO

31

07

S

Apresentação do material a ser utilizado na Disciplina de Ortodontia.

02

08

Q

Audiovisual, Demonstração e Prática de Dobragem de Fios.

07

08

S

Prática de Dobragem de Fios.

09

08

Q

Prática de Dobragem de Fios.

14

08

S

Entrega da Folha de Exercícios de Dobragem de Fios.

Audiovisual, Demonstração e Prática de Placa Superior com Mola Digital. 

(Grampos de retenção vestibular, interproximal e grampo de Hawleyl)

16

08

Q

Prática de Placa Superior com Mola Digital. (Confecção de grampos ortodônticos).Conferência da lista de material completa.

21

08

S

Prática de Placa Superior com Mola Digital. (Confecção e Entrega de grampos ortodônticos)

23

08

Q

Audiovisual, Demonstração e Prática de Placa Superior com Mola Digital. (Mola digital, Confecção de parte acrílica, Acabamento e Polimento)

28

08

S

Prática de Placa Superior com Mola Digital.

30

08

Q

Prática de Placa Superior com Mola Digital.

04

09

S

Prática de Placa Superior com Mola Digital.

06

09

Q

Prática e Entrega de Placa Superior com Mola Digital.

11

09

S

Audiovisual, Demonstração e Prática de Mantenedor de Espaço Removível Inferior.

13

09

Q

Prática de Mantenedor de Espaço Removível Inferior.

18

09

S

Prática de Mantenedor de Espaço Removível Inferior.

20

09

Q

Prática de Mantenedor de Espaço Removível Inferior.

25

09

S

Prática e Entrega de Mantenedor de Espaço Removível Inferior.

27

09

Q

Audiovisual e Prática de Cefalometria e Análises Cefalométricas.

02

10

S

Prática de Cefalometria e Análises Cefalométricas.

04

10

Q

Entrega da Folha de Exercícios de Cefalometria. Audiovisual e Prática de Análise da Dentição Mista.

09

10

S

Prática de Análise da Dentição Mista.

11

10

Q

Entrega da Folha de Exercícios de Análise da Dentição Mista. Audiovisual, Demonstração e Prática de Placa Superior com Grade.

 

16

10

S

Prática de Placa Superior com Grade.

18

10

Q

Prática de Placa Superior com Grade.

23

10

S

Atividades na SIAC UFRJ.

25

10

Q

Atividades na SIAC UFRJ.

30

10

S

Prática e Entrega de Placa Superior com Grade.

01

11

Q

Audiovisual, Demonstração e Prática de Arco Lingual.

06

11

S

Prática de Arco Lingual.

08

11

Q

Prática de Arco Lingual.

13

11

S

Prática e Entrega de Arco Lingual.

15

11

Q

Feriado de Proclamação da República.

20

11

S

Recesso Consciência Negra.

22

11

Q

Audiovisual, Demonstração e Prática de Arco de Nance.

27

11

S

Prática e Entrega de Arco de Nance.

29 11 Q Prática de Arco de Nance.
04 12 S Prática e Entrega de Arco de Nance.

06

12

Q

PROVA PRÁTICA.

 

Materiais Necessários para as Aulas Práticas de:

Arco Lingual:

Modelo de gesso inferiorno 06
Fio de aço inoxidável calibre 0,8mm
1 alicate cortante
1 alicate no 139
1 alicate no156, serrilhado (catálogo da SSW)
1 lima meia-cana, grã-fina, tamanho pequeno
1 régua milimetrada de 15 cm
1 plástico branco de 3mm de espessura com tamanho 50 x 40 cm
1 lápis preto no 2
1 apontador
1 lápis dermatográfico branco
Anéis pré-fabricados (serão adquiridos posteriormente junto à Disciplina de Ortodontia).
1 calcador duplo serrilhado
1 espátula para cera Lecron no 05
1 Placa de vidro
Cimento fosfato de zinco (pó e líquido)
1 espátula no 24
Rolo de solda de prata
Pasta para solda de prata (fluxo) – 20ml
Maçarico tipo blazer
Tubo de gás de isqueiro
1 micromotor elétrico com peça reta
1 roda de carborundum no 312 - 3/8 diâmetro
1 roda de borracha abrasiva - 3/8 de diâmetro (lentilha)
2 rodas de feltro para peça de mão
4 mandris para roda (para adaptação em peça de mão)
Kit de pontas de borracha tipo Shofuem forma de chama (marrom/verde/azul)
1 pedra montada verde cilíndrica

Banda-alça:

Modelo de gesso superior no6
Fio de aço inoxidável calibre 0,8mm
1 alicate cortante
1 alicate no 139
1 alicate no156, serrilhado (catálogo da SSW)
1 lima meia-cana, grã-fina, tamanho pequeno
1 régua milimetrada de 15 cm
1 plástico branco de 3mm de espessura com tamanho 50 x 40 cm
1 lápis preto no 2
1 apontador
1 lápis dermatográfico branco
Anéis pré-fabricados (serão adquiridos posteriormente junto à Disciplina de Ortodontia).
1 calcador duplo serrilhado
1 espátula para cera Lecron no 05
Cera colante
Lamparina
1 pinça reta para soldagem de ponta fina com trava
1 cuba de borracha pequena
Rolo de solda de prata
Pasta para solda de prata (fluxo) – 20ml
Maçarico tipo blazer
Tubo de gás de isqueiro
1 micromotor elétrico com peça reta
1 roda de carborundum no 312 - 3/8 diâmetro
1 roda de borracha abrasiva - 3/8 de diâmetro (lentilha)
2 rodas de feltro para peça de mão
4 mandris para roda (para adaptação em peça de mão)
Kit de pontas de borracha tipo Shofuem forma de chama (marrom/verde/azul)
1 pedra montada verde cilíndrica

Cefalometria e Análises Cefalométricas:

1 lápis preto no 2
1 lápis de cor azul
1 lápis de cor verde
1 apontador
1 borracha
1 par de esquadros
1 transferidor 180o não vazado
1 régua de 20 cm

Dobragem de Fios:

1 alicate no 156 serrilhado (Catálogo da SSW)
1 alicate no 139
1 alicate cortante
1 lima meia-cana, grã-fina, tamanho pequeno
1 régua milimetrada de 15 cm
5 metros de fio inoxidável, calibre 0,7mm
5 metros de fio inoxidável, calibre 0,8mm
1 plástico branco de 3mm de espessura com tamanho 50 x 40 cm
1 lápis preto no 2
1 apontador
1 lápis dermatográfico branco

Grampos Ortodônticos (inclusive Grampo de Hawley):

Par de modelos de gesso no 18
1 alicate no 156 serrilhado (Catálogo da SSW)
1 alicate no 139
1 alicate cortante
1 lima meia-cana, grã-fina, tamanho pequeno
1 régua milimetrada de 15 cm
5 metros de fio inoxidável, calibre 0,7mm
5 metros de fio inoxidável, calibre 0,8mm
1 plástico branco de 3mm de espessura com tamanho 50 x 40 cm
1 lápis preto no 2
1 apontador
1 lápis dermatográfico branco
1 espátula para cera Lecron no 5
1espátulaHollenback
1 pincel de barba ou escova de dentes macia

Mantenedor/ Recuperador de Espaço Removível:

Modelo de gesso inferior no 07(Há 1 modelo no 07 sobressalente no Conjunto de Modelos adquirido)
Todo material descrito para confecção de Grampos Ortodônticos
Todo material especificado para confecção de Placa Ortodôntica Superior
1 frasco de acrílico autopolimerizável cor no 62 (polímero)

Placa Ortodôntica Superior:

Modelo de gesso superior no 18
Todo o material descrito para confecção de Grampos Ortodônticos
1 micromotor elétrico com peça reta
1 espátula para cera no. 07
1 lâmina de cera utility
1 lâmina de cera rosa no 07
1 lamparina
1 pote dappen
1 caixa de fósforo ou isqueiro
1 frascode 80g de acrílico autopolimerizável rosa (polímero e monômero)
1 frasco de plástico tipo “conta-gotas” para armazenar o polímero
1 conta-gotas
1 tubo de vaselina pastosa
1 frasco de Cel-lac
1 pincel tigre no 175
Fresas de aço para corte de acrílico tipo pêra invertida e tipo chama (1 unidade de cada).
1 lixa de madeira no 180
1 lixa d’água no 400
1 lixas d’água no 600
1 mandril para tira de lixa
2 rodas de feltro e 2 mandris para roda (para adaptação em peça de mão)

Plano Inclinado Fixo:

Par de modelos de gesso no 04
1 lápis no 2
1 apontador
2 lâminas de cera rosa no 07
1 espátula para cimento no 24
1 espátula Lecron no 05
1 régua milimetrada de 20 cm
1 pote dappen
1 frasco de 80g de acrílico auto-polimerizável rosa (polímero e monômero)
1 frasco de plástico tipo “conta-gotas” para armazenar o polímero
1 conta-gotas
1 tubo de vaselina pastosa
1 frasco de Cel-lac
1 pincel tigre no 175
Micromotor elétrico com peça reta
Fresas de aço para corte de acrílico tipo pêra invertida e tipo chama (1 unidade de cada).
1 lixa de madeira no 180
1 lixa d’água no 400
1 lixas d’água no 600
1 mandril para tira de lixa
2 rodas de feltro
2 mandris para roda (para adaptação em peça de mão)

Sistema para Correção de Mordida Cruzada Posterior:

Par de modelos de gesso no 05
2 botões com tela para colagem
1 frasco de 80 gramas de acrílico auto-polimerizável rosa (polímero e monômero)
1 espátula Lecron
1 pinça clínica

31

9. Programa de Aulas Teóricas

LOCAL: ANFITEATRO 2 - HORÁRIO: 08:00 às 09:00 horas.

ANO 2017

DIA

MÊS

SEM

ASSUNTO

31

07

S

Introdução: Filosofia e Objetivos do Curso.

02

08

Q

Métodos de Estudo do Crescimento Ósseo.

07

08

S

Crescimento da Maxila e Crescimento da Mandíbula.

09

08

Q

Oclusão Normal na Dentição Decídua.

14

08

S

Aula Prática no Laboratório (Placa com mola digital) de 8:00 às 12:00h.

16

08

Q

Oclusão Normal na Dentição Mista.

21

08

S

Oclusão Normal na Dentição Permanente.

23

08

Q

Evolução Normal da Oclusão Dentária.

28

08

S

Classificação das Maloclusões: Classificação de Angle e Nomenclatura das Maloclusões.

30

08

Q

Etiologia das Maloclusões (Fatores Gerais): Hereditariedade, Alterações Congênitas e Ambientais, Metabolismo, Doenças e Deficiências Nutricionais.

04

09

S

Etiologia das Maloclusões (Fatores Locais): Hábitos Viciosos

06

09

Q

Etiologia das Maloclusões (Fatores Locais):
-Anomalias Dentárias de Número, Forma e Tamanho;
-Cáries, Restaurações mal executadas e Perda Precoce de Dentes Decíduos.

11

09

S

Etiologia das Maloclusões (Fatores Locais):
-Anomalias Dentárias de Posição;
-Permanência Prolongada de Dentes Decíduos; Anquilose; Cistos e Tumores.

13

09

Q

Diastema Interincisal

18

09

S

ESTUDO DIRIGIDO

20

09

Q

1a PROVA TEÓRICA

25

09

S

Elementos Essenciais para o Diagnóstico Ortodôntico.

27

09

Q

Noções sobre Cefalometria.

02

10

S

Aula Prática no Laboratório (Cefalometria) de 8:00 às 12:00h.

04

10

Q

Análise da Dentição Mista

09

10

S

Aula Prática no Laboratório (Análise da Dentição Mista) de 8:00 às 12:00 horas.

11

10

Q

Manutenção de Espaço.

16

10

S

Movimento Dentário.

18

10

Q

Mordida Aberta

23

10

S

Atividades na SIAC UFRJ

25

10

Q

Atividades na SIAC UFRJ

30

10

S

Sobremordida Exagerada.

01

11

Q

Mordidas Cruzadas.

06

11

S

Pequenos Movimentos Dentários

08

11

Q

Noções sobre Aparelhagem Ortodôntica: Componentes da Aparelhagem Edgewise (Anéis, Brackets e Arcos).

13

11

S

Noções sobre Tratamento de Maloclusões Classe I, II e III de Angle,
Avaliação do Crescimento e sua Aplicação Clínica.

15

11

Q

Feriado de Proclamação da República

20

11

S

Recesso Consciência Negra

22

11

Q

ESTUDO DIRIGIDO.

27

11

S

2a PROVA TEÓRICA.

29

11

Q

Aula Prática no Laboratório (Arco de Nance) de 8:00 às 12:00h.

04 12 S 3a PROVA TEÓRICA.
06 12 Q PROVA PRÁTICA.

10. Bibliografia básica

ENLOW, D. H. - Manual sobre crescimento facial. Buenos Aires: Editora Inter-Médica - 1982.
GRABER, T. M. - Ortodontia Teoria y Practica. 3 Ed., México: Editora Interamericana-1974.
MOYERS, R. E. - Ortodontia. 3 Ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan , 1979.
SALZMANN, J. A. - Practice of Orthodontics. Philadelphia: J. B. Lippincott, 1966.
STRANG, R. H. W. - Text-Book of Orthodontics. Lea & Febinger: Philladelphia, 1958.
PROFIT, W.R.; FIELDS, H.W. and SARVER, D.M. Contemporary Orthodontics: Mosby, 2007.

Observações

OBSERVAÇÕES
1. De acordo com as necessidades do ensino, esta lista poderá ser modificada.
2. Os modelos de gesso serão adquiridos ao início da Disciplina.
3. O conjunto completo de modelos deverá ser apresentado à Disciplina de Ortodontia no início do Curso.
4. Os artigos de Ortodontia podem ser adquiridos em Dentais ou na Loja de Artigos Ortodônticos - Stélio R. Silva (tel. 2719-4848).

Marcos Nascimento

"Foram anos de muito estudo e dedicação. Boa parte do que eu carrego hoje em minha bagagem do conhecimento é fruto daquilo que aprendi na Ortodontia da UFRJ."

Doutor e Mestre em Ortodontia